sexta-feira, 23 de junho de 2017
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
domingo, 5 de julho de 2015
A Excelência no Ministério Infantil
Somos ungidos e separados por Deus para pregar o evangelho
aos pequeninos.
(Isaías 61:1b/ Romanos
10:15b/ Romanos 15:29/II Cr. 29:11/Is. 40:
Deus tem chamados específicos
para cada um, liderar vai além de salinhas, conjuntos ou escola bíblica.
Liderar vai muito além de quatro paredes. Sabendo que cada peixinho é usado uma
isca especifica, ou seja, cada departamento tem uma necessidade diferente,
podemos classificar itens importantes que cada líder deve adquirir para liderar
com excelência.
1- Chamado
por Deus
2- Ama e
acredita na salvação das crianças
3- Encorajador,
entusiasmado
4- Dependente
do espirito Santo
5- Forma
outros líderes
6- Eterno
aprendiz tem sede de aprender
7- Estabelece
objetivo
8- Comunicativo
9- Responsável
10- Humilde,
servo
11- Paciente
e otimista
12- Carismático
e sorridente
13- Tem visão
de Deus
14- Obediente
15- Criativo
Um líder
excelente, um líder completo!!!
O departamento infantil tem
muitas tarefas, obrigações e deveres. São vários núcleos a serem trabalhados,
EBD, Conjunto Infantil, culto infantil mensal, bimestral ou trimestral, culto
infantil paralelo (salinha), EBF, datas comemorativas e eventos.
Um líder excelente procura
executar todas essas tarefas com perfeição, buscando o aprimoramento sempre.
EBD
No Brasil
a Escola Bíblica teve seu início em 1855, na cidade de Petrópolis – RJ, pelo
missionário Robert Kalley e sua esposa Sarah Poulton Kalley, da Igreja
Congregacional. Sua frequência foi de 05 CRIANÇAS.
Objetivos da Escola Bíblica
- Ganhar almas para Jesus;
- Desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão nos alunos;
- Treinar as crianças para o serviço do Mestre.
- Ensina verdades bíblicas
EBF
O
que é?
Uma
escola Bíblica Infantil, porém feito durante as férias escolares. É um evento
evangelístico promovido pelo D.I junto com a EBD e o departamento Missionário.
OBJETIVOS
Evangelização
Crescimento
espiritual
Incentivar
o serviço cristão
VANTAGENS
-
aproveitamento sadio durante as férias
-
uma boa EBF marcara a vida de uma criança
-
é mais que três meses de EBD
-
crescimento espiritual para aluno e professor
PLANEJAMENTO
-
oração
-
alvo
-
local
-
Data
-
tema
-
divulgação
-
montar equipe
Culto infantil
Faça do culto infantil um momento bem legal para eles, faça convites,
escolha um tema, e um nome bem legal para o culto. Convide pessoas de fora para
pregar, (contaçao de historias) e não esqueça o lanchinho no final do culto.
Objetivos
do culto infantil
1. Que a criança tenha um
real encontro com Jesus
2. Levar a criança a ter
comunhão com Deus através do louvor, da oração e do ensino da Palavra, para que
experimente e pratique a verdadeira adoração.
3. Preparar futuros
líderes
Conjunto
Infantil
O conjunto infantil é a cara do seu
departamento é uma das partes mais delicadas do seu departamento, pois envolve
a adoração de uma criança a Deus. Por mais que pareça simples ficar na frente
das crianças pulando, fazendo gestos ou pedindo pra que eles “cantem mais altos”
ensaiar, reger um conjunto infantil requer uma vida de santidade a Deus.
Por que ensinar uma criança a adorar???
Todos nós concordamos que quando
louvamos a Deus de coração sincero, sentimos um sentimento de paz dentro de
nós. Mas é apenas um dos grandiosos fenômenos que acontecem ao louvarmos a
Deus. O louvor a Deus com musicas, cânticos, hinos, desenvolve a sensibilidade
da criança e faz com que ela libere suas emoções.
(Todo material é de uso exclusivo do Ministério Tia Joaninha)
Porque Trabalhar Datas Comemorativas No Depto Infantil
Dias Especiais precisam ser lembrados!!!
Usando datas comemorativas
como adoração a Deus
Escolhido o tema, a data, horário, trabalhar o assunto com as crianças, esclarecer o objetivo e organizar o que vão fazer, ouvindo suas opiniões (que cântico podemos usar? Como acham que ficará melhor contar a alegria da Páscoa? etc.);
Preparar tudo o que for necessário (coisas que precisará usar: cartazes, símbolos, cópias de leituras e hinos, etc.) com antecedência;
Só usar recursos (poesias, dramatizações, teatro, leituras, textos bíblicos e outros) que estão dentro do conhecimento e da experiência da criança. Fazer uma criança pequenina de boa memória, decorar poesias que falam de experiência religiosa (e outras) de adultos, não contribuirá em nada para sua educação religiosa;
Usar mais a participação em grupo do que a individual. Envolver todas as crianças, evitar “estrelismos” e competição;
Não permitir a participação das crianças em alguma coisa na qual elas não se sintam seguras (não saber bem o cântico, não ter decorado bem). Ficarão encabuladas, frustradas, não fazendo bem feito o que teriam de fazer e ainda experimentar o “sorriso” complacente dos adultos;
Às vezes, apesar de todo cuidado anterior, o cântico, a leitura, a dramatização não saiu bonito, como esperado. Não é um desastre! Nada de “broncas” e acusações...
Há crianças que, na última hora, não querem participar. Não force ou demonstre exagerado desapontamento. Nem faça ameaças: não convido mais você para fazer nada! Mas estimule: fica para outra vez... você gostará de participar. É sempre bom que outras crianças saibam a parte de mais destaque da apresentação e ninguém fará tanta falta.
NO DIA
- Ter tudo pronto para evitar correrias de última hora;
- Pessoas adultas dirigindo e ajudando devem estar calmas;
- Evitar “ensaios” de última hora nervosos e irritadiços;
- Recordar com as crianças reunidas à finalidade do que vão fazer. Orar pedindo a orientação de Deus e
- Desenvolver um clima de confiança e bom humor.
Escolhido o tema, a data, horário, trabalhar o assunto com as crianças, esclarecer o objetivo e organizar o que vão fazer, ouvindo suas opiniões (que cântico podemos usar? Como acham que ficará melhor contar a alegria da Páscoa? etc.);
Preparar tudo o que for necessário (coisas que precisará usar: cartazes, símbolos, cópias de leituras e hinos, etc.) com antecedência;
Só usar recursos (poesias, dramatizações, teatro, leituras, textos bíblicos e outros) que estão dentro do conhecimento e da experiência da criança. Fazer uma criança pequenina de boa memória, decorar poesias que falam de experiência religiosa (e outras) de adultos, não contribuirá em nada para sua educação religiosa;
Usar mais a participação em grupo do que a individual. Envolver todas as crianças, evitar “estrelismos” e competição;
Não permitir a participação das crianças em alguma coisa na qual elas não se sintam seguras (não saber bem o cântico, não ter decorado bem). Ficarão encabuladas, frustradas, não fazendo bem feito o que teriam de fazer e ainda experimentar o “sorriso” complacente dos adultos;
Às vezes, apesar de todo cuidado anterior, o cântico, a leitura, a dramatização não saiu bonito, como esperado. Não é um desastre! Nada de “broncas” e acusações...
Há crianças que, na última hora, não querem participar. Não force ou demonstre exagerado desapontamento. Nem faça ameaças: não convido mais você para fazer nada! Mas estimule: fica para outra vez... você gostará de participar. É sempre bom que outras crianças saibam a parte de mais destaque da apresentação e ninguém fará tanta falta.
NO DIA
- Ter tudo pronto para evitar correrias de última hora;
- Pessoas adultas dirigindo e ajudando devem estar calmas;
- Evitar “ensaios” de última hora nervosos e irritadiços;
- Recordar com as crianças reunidas à finalidade do que vão fazer. Orar pedindo a orientação de Deus e
- Desenvolver um clima de confiança e bom humor.
DEPOIS
- Nada de avaliações exigentes. São crianças, lembre-se!
- Mostrar apreciação e contentamento pelo que fizeram e mais tarde, com calma, as crianças são levadas a avaliar o programa: não se erraram ou não, os cânticos e as falas, mas como foi o seu comportamento e suas atitudes.
terça-feira, 24 de março de 2015
quarta-feira, 11 de março de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)
-
PROGRAMAÇÃO 1- CULTO – Família mão 2- CULTO – Sou filho legitimo 3- CULTO – O filho legitimo honra seu pai 4- ...
-
USEI ESTE PROGRAMA NA CONFERENCIA DE ESCOLA BÍBLICA EM PIRASSUNUNGA-SP PROGRAMA A BIBLIA ME ENSINA OBJETIVOS: A criança participar...