quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cosme e Damião



Muitas pessoas gostam de distribuir doces no dia 27 de setembro, homenageando Cosme e Damião. Talvez você já tenha até recebido um saquinho de doce de “Cosme e Damião”. Você conhece a verdadeira história de Cosme e Damião? Leia a história dos irmãos Cosme e Damião para depois decidir se é certo honrá-los através dos doces
Cosme e Damião eram seguidores de Jesus Cristo. Eles nasceram na Arábia no terceiro século depois de Cristo, eram gêmeos e seus pais eram crentes em Jesus.

Voce sabe o que são Gêmeos?
É um grupo de irmãos que nascem no mesmo parto, são iguais ou muito parecidos.

Quando cresceram, foram estudar num lugar chamado Síria, e lá se tornaram médicos.


Mas eles tinham um apelido muito interessante: “ANARGIROS”, que significa “INIMIGOS DO DINHEIRO”; pois eles não cobravam nada, nenhum centavo pelo trabalho deles.

E já que eles trabalhavam de graça, começaram a se tornar conhecidos atraindo assim muita gente para ouvir a mensagem que eles pregavam sobre o salvador, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Havia um homem muito mau que odiava os cristãos. O nome dele era Diocleciano, o imperador romano.

Esse homem perverso mandou para a cidade de Egéia, onde estava Cosme e Damião, um representante de nome Lísias. Então, sob o comando de Lísias começaram a torturar Cosme e Damião. Finalmente, depois de torturá-los bastante… Cortaram suas cabeças. E foi assim que eles morreram no ano 283 depois de Cristo.
Diocleciano, o imperador romano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam os ídolos fabricados por mãos humanas. Lísias mandou que eles adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens, porém como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer isso. A Bíblia diz: não farás para ti imagens de esculturas,nem figura alguma do que há m cima no céu, nem debaixo da terra. “Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso”. Êxodo 20: 4, 5

Então, por obedecerem às ordens de Deus e não se encurvarem ou rezarem ás imagens, é que eles foram mortos. Jesus falou:
“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao pai, senão pormim”.(João 14: 6)

Portanto, não adianta pedir nada a Cosme e Damião, a São João, São Paulo, Santa Maria ou outro “Santo” qualquer. Devemos buscar somente a Jesus, filho de Deus. Foi ele que morreu por nós numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia e hoje roga a Deus por nós. (1ª Tim. 2:5 I João 2:1)
Os doces entregues as crianças neste dia são oferecidos aos “SANTOS” em algum terreiro de macumba ou centro espírita como pagamento de promessas.

Ensine a criança que ela aceitando esses doces e os comendo estará apoiando e concordando com o erro daqueles que entregam esses doces.


A Bíblia diz que
não pode haver amizade entre luz e escuridão, nem entre Jesus e o diabo. (2ª Corintios 6:14-16) E a Bíblia diz mais:
“DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS
NENHUMA”. Além disso esses que parecem ser “santos” nos terreiros ou centros, são na realidade demônios (ajudantes do diabo) que estão enganando as pessoas.(1ª Co.10:19a21).
Por Por isso lhe faço um convite traga seus filhos a Desfrutar de uma festa Cristã sem oferendas a demônios .
( fonte APEC – Aliança Pro Evangelização as Crianças)

Crianças Especiais


AUTISMO


Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse


Por Ellen Nottohm
(tradução livre - Andréa Simon)

1) Antes de tudo eu sou uma criança.

Eu tenho Autismo. Eu não sou somente "Autista". O meu autismo é só um aspecto do meu carácter. Não me define como pessoa. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e talentos. Ou você é somente gordo, magro, alto, baixo, míope. Talvez estas sejam algumas coisas que eu perceba quando conhecer você, mas isso não é necessariamente o que você é. Sendo um adulto, você tem algum controle de como se auto-define. Se quer excluir uma característica, pode se expressar de maneira diferente. Sendo criança eu ainda estou descobrindo. Nem você ou eu podemos saber do que eu sou capaz. Definir-me somente por uma característica, acaba-se correndo o risco
de manter expectativas que serão pequenas para mim. E se eu sinto que você acha que não posso fazer algo, a minha resposta naturalmente será: Para que tentar?

2) A minha percepção sensorial é desordenada.

Interacção sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que sentidos ordinários como audição, olfacto, paladar, toque, sensações que passam desapercebidas no seu dia-a-dia podem ser dolorosas para mim. O ambiente em que eu vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer distraído ou em outro planeta, mas eu só estou tentando me defender. Vou explicar o porquê uma simples ida ao mercado pode ser um inferno para mim: a minha audição pode ser muito sensível. Muitas pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música, anúncios, barulho da caixa registradora, telemóveis tocando, crianças chorando, pessoas tossindo, luzes fluorescentes. O meu cérebro não pode assimilar todas estas informações, provocando em mim uma perda de controlo. O meu olfacto pode ser muito sensível. O peixe que está à venda na peixaria não está
fresco; a pessoa que está perto pode não ter tomado banho hoje; o bébé ao lado pode estar com uma fralda suja; o chão pode ter sido limpo com amónia. Eu não consigo separar os cheiros e começo a passar mal. Porque o meu sentido principal é o visual. Então, a visão pode ser o primeiro sentido a ser super-estimulado. A luz fluorescente não é somente muito brilhante, ela pisca e pode fazer um barulho. O quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. Esta pulsação da luz cobre tudo e distorce o que estou vendo. O espaço parece estar sempre mudando. Eu vejo um brilho na janela, são muitas coisas para que eu consiga me concentrar. O ventilador, as pessoas andando
de um lado para o outro... Tudo isso afecta os meus sentidos e agora eu não sei onde o meu corpo está neste espaço.

3) Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer) Receber e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil para mim.

Não é que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo. Quando você me chama do outro lado doquarto, isto é o que eu escuto "BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João". Ao invés disso, venha falar comigo directamente com um vocabulário simples: "João, por favor, coloque o seu livro na estante. Está na hora de almoçar". Isso me diz o que você quer que eu faça e o que vai acontecer depois. Assim é mais fácil para compreender.

4) Eu sou um "pensador concreto" (CONCRETE THINKER). O meu pensamento é concreto, não consigo fazer abstracções.

Eu interpreto muito pouco o sentido oculto das palavras. É muito confuso para mim quando você diz "não enche o saco", quando o que você quer dizer é "não me aborreça". Não diga que "isso é moleza, é mamão com açúcar"quando não há nenhum a mamão com açúcar por perto e o que você quer dizer é que isso é algo fácil de fazer. Gírias, piadas, duplas intenções, paráfrases, indirectas, sarcasmo eu não compreendo.

5) Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado.

Dizer o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para descrever o que sinto. Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas agora estas palavras estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar. Por isso, preste atenção na linguagem do meu corpo (retracção, agitação ou outros sinais de que algo está errado).
Por um outro lado, posso parecer como um pequeno professor ou um artista de cinema dizendo palavras acima da minha capacidade na minha idade. Na verdade, são palavras que eu memorizei do mundo ao meu redor para compensar a minha deficiência na linguagem. Por que eu sei exactamente o que é esperado de mim como resposta quando alguém fala comigo. As palavras difíceis que de vez em quando falo podem vir de livros, TV, ou até mesmo serem palavras de outras pessoas. Isto é chamado de ECOLALIA. Não preciso compreender o contexto das palavras que estou usando. Eu só sei que devo dizer alguma coisa.

6) Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim.

Por favor, mostre-me como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer.
E, por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes ajudam-me a aprender. Um esquema visual ajuda-me durante o dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter que lembrar o que vai acontecer. Ajuda-me a ter uma transição mais fácil entre uma actividade e outra. Ajuda-me a controlar o tempo, as minhas actividades e alcançar as suas expectativas. Eu não vou perder a necessidade de ter um esquema visual por estar crescendo. Mas o meu nível de representação pode mudar. Antes que eu possa ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou desenhos simples. Com o meu crescimento, uma combinação de palavras e fotos pode ajudar mais tarde a conhecer as palavras.

7) Por favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer.

Como qualquer outro ser humano não posso aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado comigo e que preciso de "CONSERTO". Para que tentar fazer alguma coisa nova quando sei que vou ser criticado?
Construtivamente ou não é uma coisa que vou evitar. Procure o meu potencial e você vai encontrar muitos! Terei mais que uma maneira para fazer as coisas.

8) Por favor, me ajude com as interacções sociais.

Pode parecer que não quero brincar com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Se você pode encorajar outras crianças a me convidarem a jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez eu fique muito feliz por ser incluído. Eu sou melhor em brincadeiras que tenham actividades com estrutura começo-meio-fim. Não sei como "LER" expressão facial, linguagem corporal ou emoções de outras pessoas. Agradeço se você me ensinar como devo responder socialmente. Exemplo: Se eu rir quando Sandra cair do escorrega não é que eu ache engraçado. É que eu não sei como agir socialmente. Ensine-me a dizer: "você esta bem?".

9) Tente encontrar o que provoca a minha perda de controlo.

Perda de controlo, "chilique", birra, má-criação, escândalo, como você quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido - ou até evitado. Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e actividades. Você encontrar uma sequência pode parecer difícil no começo, mas, com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação. Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem dizer: como eu sinto o meu ambiente e o que está acontecendo dentro
dele.

10) Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição.

Elimine pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse…" ou "Porque ele não pode…" Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda as minhas hipóteses de alcançar uma vida adulta digna serão pequenas. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa.
Eu prometo: EU VALHO A PENA.
E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência.
Ajuda a ver o meu autismo como uma habilidade diferente e não uma incapacidade. Olhe por cima do que você acha que seja uma limitação e veja o presente que o autismo me deu. Talvez seja verdade que eu não seja bom no contacto olho-no-olho e conversas, mas você notou que eu não minto, roubo em jogos, fofoco com as colegas de classe ou julgo outras pessoas? É verdade que eu não vou ser um Ronaldinho "Fenômeno" do futebol. Mas, com a minha capacidade de prestar atenção e de concentração no que me interessa, eu posso ser o próximo Einstein, Mozart ou Van Gogh (eles também tinham Autismo), uma possível resposta para Alzheimer, o enigma da
vida extraterrestre, etc. - O que o futuro tem guardado para crianças autistas como eu, está no próprio futuro. Tudo que eu posso ser não vai acontecer sem você sendo a minha Base.
Pense sobre estas "regras" sociais e se elas não fazem sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protector seja o meu amigo e nós vamos ver ate onde eu posso ir.
CONTO COM VOCÊ!!!




quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CPAD NEWS

http://www.cpadnews.com.br/integra.php?s=25&i=14019&_AD+Pirassununga+realiza+2%C2%



BA+Semin%C3%A1rio+de+ED+.htmlAconteceu nos dias de 10 a 12 de agosto de 2012, na Igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém, Presidida pelo Pr. Obadias Firmino de Lima e no Campus da USP, na cidade de Pirassununga, o II Seminário da Escola Bíblica Dominical com o tema: “O papel do coração no entendimento e cumprimento da Palavra de Deus”.

O palestrante oficial do evento foi o pastor Eliezer de Lira e Silva, da cidade de Curitiba (PR), que ministrou aos docentes sobre a função dos professores na construção do caráter cristão.

Nas oficinas ministraram o pastor Eliel dos Santos Gaby (PR), com o tema "O papel do coração no entendimento e cumprimento da Palavra de Deus" direcionado aos professores de jovens e adultos; e o evangelista Jorge Augusto Martins (SP), com o tema “Como tornar a EBD mais atraente” para os superintendentes e dirigentes de Escola Dominical. Pastor Nilton Jorge Dalani (ES) ministrou sobre “O evangelismo para essa geração”, destinado a professores de adolescentes; e o diácono Newton Cezar R. Oliveira (RJ), com o tema “A utilização do Lúdico e da Criatividade no Ensino”, ministrou para professores das classes Infanto-juvenis. E a Tia Rosy “Joaninha”, com o tema “Conhecendo a Bíblia”, trabalhou com ensino para as crianças de até 12 anos.

O Evento contou com a participação de toda a região com um número aproximado de 250 adultos e 70 crianças. Todo o material do evento foi patrocinado pela CPAD.


Fonte: AD Pirassununga (SP)


 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

DEPIN CORDOVIL

HOMENAGEM AO NOSSO PASTOR FRANCISCO JOSÉ PELO SEUS 18 ANOS DE PASTORADO




Adicionar legenda




 

 









DEUS ME PRESENTEOU COM ESSE LINDO CONJUNTO!!!
CRIANÇAS PARA CRISTO











DIA DOS PAIS



DIA DOS PAIS

 DIA DOS PAIS

DIA DOS PAIS



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dicas EBF

Sugestões de temas

  • Construindo cada dia (Baseado na vida de Neemias)

  • A vida de Ester.

  • Voando alto

  • Volta ao mundo com Jesus.

  • Um amor mais que perfeito.

 

Fleche DO evangelho


1 Dia – Mudança de coração
Coloque o símbolo para Deus (circulo dourado com o nome Deus).
Você pode imaginar viver num lugar onde ninguém se machuca ou fica triste e onde nada de mau acontece! Deus vive em um lugar assim! Ele se chama céu. Deus é o criador de todas as coisas e como ele te ama muito, criou este lindo lugar chamado céu. A Bíblia diz “com amor eterno eu te amei” (Jeremias 31.3). Como este círculo não tem inicio nem fim assim é o amor de Deus por você nunca acabará. Deus te ama ele só não gosta das coisas erradas que você faz. Lá nos céus as ruas são de ouro e cristal, os muros da cidade de jaspe luzente, este lugar é cheio de pedras preciosas que o humano jamais viu. O céu é um lugar muito melhor do que a terra porque não tem uma coisa que existe no seu coração: O pecado.
Coloque o coração sujo.
 A Bíblia diz: “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas” Jeremias 17.9. O seu coração, o verdadeiro você, a parte de você que pensa e sente é pecador e quer fazer o que é errado. É por isso que você desobedece aos seus pais, tem pensamentos maus e faz coisas erradas que desagradam a Deus. Por causa do seu pecado, você merece o castigo de Deus que é a separação dEle num lugar de sofrimento e tristeza. Você não pode ir para o céu com o pecado em seu coração. Para os pré-escolares, use Romanos 3.23. os exemplos de pecado podem incluir bater em outras crianças, não compartilhar os brinquedos ou rasgar alguma coisa feita por outra pessoa.
Coloque o coração branco.
Como seu pecado pode ser perdoado para que o seu coração fique limpo diante de Deus! Só há um meio. Aceitando Jesus como Salvador. Convidando-o a entrar no seu coração. Pedindo-lhe perdão das coisas erradas que fez. Você será uma nova criança, terá uma nova vida. E não fará mais aquelas coisas erradas de antes. Sabe por que!
                Coloque a cruz vermelha.
A Bíblia diz: “o sangue de Jesus, Seu filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7). Jesus, Deus filho, veio a terra para morrer pelas coisas erradas que você fez. Quando Jesus sofreu, derramou seu sangue e morreu na cruz, Ele pagou todo preço pelo seu pecado, para que você pudesse ser perdoado e ir para o céu um dia. O único meio de você ser perdoado do seu pecado é confiando em Jesus como seu Salvador, aquele que pode salvar você do seu pecado e prepará-lo para o céu.  Você quer convidar a Jesus entrar no seu coração! Então levante sua mão, pode vir ate a frente e ore comigo.
Coloque os símbolos verticalmente como indicados abaixo:


2 – Dia – O Número UM.
Levante a Bíblia. Os números são muito importantes na Palavra de Deus, a Bíblia. Deus nos dar os números dos dias, das pessoas e dos animais. Que números na Bíblia você conhece! (Discuta brevemente). De todos os números da Bíblia, este é o meu favorito! Levante o numero um dourado. A Bíblia diz “O Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Dt 6.4). Foi Deus quem fez o mundo e tudo o que nele existe, inclusive você. Deus é poderoso e Santo. Ele é perfeito. Deus vigia você e sabe tudo o que você pensa e faz. Ele quer que você seja seu filho para viver com Ele para sempre no céu. Para fazer da família de Deus., basta aceitar a Jesus como Salvador. Você quer fazer parte desta família! Mas há um grande problema que afasta você de Deus.
Levante na outra mão o número UM sujo. Mantenha as mãos bem separadas. Esse problema é o pecado. Pecado é tudo que você diz, pensa ou faz em desobediência as leis de Deus. Quando você mente, diz palavrões, sente raiva, ou bate em alguém, está pecando. Todos aqui nesta sala já pecaram contra Deus. Como sei isto! A Bíblia diz: “Não há quem faça o bem, não há nenhum sequer” (Salmo 14.3). Ninguém é suficiente bom para ir ao céu. O seu pecado afasta você de Deus. Se você morrer sem ter seus pecados perdoados, ficará separado de Deus para sempre, num lugar de castigo chamado inferno. Como o seu pecado pode ser perdoado!
Ponha de lado o dourado e o sujo. Mostre o vermelho. Só há um caminho. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6). Jesus é o perfeito filho de Deus, sem pecado, ele nunca pecou. Ele nunca fez nada errado e nunca fará. Mas, você fez coisas erradas e Jesus veio a terra para receber o castigo que você merecia. Abra o vermelho para formar uma cruz. Jesus permitiu que os homens o pregassem numa cruz, onde ele sofreu, derramou seu sangue e morreu. Mas, ressuscitou e está bem vivo no céu. Quer recebê-lo como seu Salvador! Venha ate a frente que vou orar por você.

Trabalho para EBF

1) Varal de Balões

Faz-se dois varais com balões cheios, escolhe 2 participantes, sendo 1 de cada equipe, posiciona-se os participantes com seus olhos vendados, com um material em sua mãe para estourar o balão, quem estourar mais balões, ou estourar todos em menor tempos, será o vencedor.

2) Corrida da colher com (laranja ou batata)

Pega-se uma certa quantidade de participantes ( acritério do Profº), de cada equipe para realização da prova.
Com a colher na boca e com a laranja em cima, mãos pra trás, inicia-se a corrida.
Ganha-se o grupo que realizar a prova sem derrubar a laranja.

3) Sentando no balão

Mesmo procedimento, certa quantidade de participantes de cada equipe.
Cada um tem seu balão cheio nas mãos, corre até a cadeira e senta em cima do balão até que estoure, ganha a equipe que sentar e estourar todos os balões.

4) Corrida do Saco

Essa é muito conhecida. Pega-se sacos grandes de algodão ou lona, vazio.
Escolhe-se a quantidade de participantes das equipes, cada um entra dentro do saco e realizam a corrida.

5) Colocando o rabo do Burrinho

Essa é bem divertida, pega-se alguns integrantes das equipes. Num cartaz com o desenho de um Burro sem rabo, coloca-se na frente da platéia, outro com olhos vendados, e com o rabo do Burrinho em mãos, deve-se ir andando e colocar o rabo no Burro, ganha-se aquele que conseguir colocar o rabo no lugar certo ou ao menos chegar mais perto.
6) Dança da cadeira
Coloca-se algumas cadeiras em forma de circulo de costa umas para as outras, e pega-se alguns integrantes de cada equipe, inicia-se com uma música e deverão andar em voltas dessas com as mãos pra trás, qd acabar a musica devem-se sentar, mas sempre um ficará sem, então vence a equipe em qual o integrante faz parte.
7) Bala na Farinha
Boa também, esconde-se uma bala num prato com farinha de trigo (deve-se usar 2 pratos para divisão das equipes). Os participantes deverão encontrar a bala com a boca, ganha a equipe que encontrar primeiro as balas
8) Descobrindo a Placa
Pega uma dupla de adversários, e coloca em suas costas uma placa com uma palavra referente a história contada, por exemplo, história de Daniel, escolhe a palavra tipo LEÕES, e escreve na placa, de frente um para o outro, cada qual deve-se descobrir oque está escrito, sem deixar o adversário ver o seu. Ganha quem descobrir primeiro.
9) Garrafas que somem
Divertida, poré, deve-se escolher os integrantes que nunca tenha visto essa brincadeira. Pega-se de 5 a 6 garrafas pets vazias, coloca uma atrás da outra deixando mais ou menos um espaço de 90 cm cada uma da outra, e pega-se os integrantes, leva para um lugar onde não verá a realização da prova, chama-se um de cada vez, com os olhos abertos, faz com que o participante ande, dando passos largos para pular a garrafa uma a uma, depois venda-se os olhos, tira as garrafas discretamente para que ele não perceba e faz ele andar pensando ter as garrafas, será muito engraçado vê-lo pulando sem ter oq, mas o objetivo é descontrair o público. Ambas equipes vencem.
10) Varal de versículos
Dois varal de fio de barbante, escolhe um participante de cada equipe, lê o versiculo (não muito grande para não confundí-los), e numa caixa estará palavra por palavra do versículo escrito numa folha de sulfite em forma de roupa, e outras palavras para cumplicar, dá-se o aviso de início e ganha aquele que montar o versículo completo no varal, sem derrubar as peças.




sexta-feira, 15 de junho de 2012

EBF - Aventuras em Alto mar


EBF -Aventuras em alto mar








DIVISA:  Não temas, porque eu sou contigo...eu te fortaleço e te ajudo. Isaias 41.10


PROGRAMAÇÃO



1º Dia :

Lição moral : Pipoca o peixinho encrenqueiro 


Lição Bíblica:

JONAS O PROFETA FUJÃO 

 Base bíblica: Jonas 1-4

 Versículo: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos e obedecemos ex 24.7.


2º Dia

Lição Moral: Vencendo os medos

 Lição Bíblica:  Jesus Acalma a tempestade.

 Versículo:  Invoca-me o dia da angustia; eu te livrarei e tu me glorificarás Sl 50.15



3º Dia


Lição Moral : O Barquinho de Ricardo

Lição Bíblica : A pesca maravilhosa

Versículo: E disse-lhes Jesus “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura’ Mc  16:15


Programação Diária 

. Começando a viagem

Abertura com todas as crianças juntas, deve ser realizada no templo em todos os dias.

· Apresentação do tema, divisa;
· Palavra de Boas-vidas – com a coordenador(a);
· “o que vamos fazer hoje?”  REGRAS
· Apresentação das equipes – por faixa etária;
· Oração;
· Cânticos – hino oficial e outros;

 História missionária ou moral 

· Divisão das faixas etárias – por sala (em fila).

. Remando para o Mar - divisão da classe por modalidade ou idade e com os nomes.



3 a 5 anos – peixinhos

6 a 8 anos – estrelas do mar

9 a 11 anos - golfinhos

12 a 14 anos - tubarões

-Navegando em alto Mar

 - Conversando sobre o tema da história - introdução;
- Cantarolando – Ensino de novas músicas e brincadeiras musicais

- Ensinando versículo bíblico

-          Ensinando a História Bíblica – dica: Professor(a), deixe a sua Bíblia em um luar que as crianças vejam e antes de contar a história bíblica, diga-lhes que esta linda história está na palavra de Deus.

-          -  Nadando em alto Mar –trabalhos manuais, em que as crianças desenvolvem projetos(atividades) relacionados com o tema.

-          - Levantando ancora –  Atividades recreativas relacionadas com o tema.

-          - Serviço de Bordo – Horário do Lanche – podendo ser no final.

-Voltando par o Porto – Encerramento, deve ser realizado no tempo, com todas as crianças no final de cada dia.
· Cânticos – hino oficial e outros;
· Avisos e convite para o dia seguinte.
· Apresentações especiais – peças(dramatizações) ou com fantoches




IDÉIAS PARA O FOLDER

Add caption




ideias para o convite

ATIVIDADES PRIMARIOS






ATIVIDADES JUNIORES



                             

JONAS - O PROFETA FUJÃO








 

A PESCA MARAVILHOSA











 





JESUS ACALMA A TEMPESTADE







PIPOCA